quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Projeto de Leitura: Leia, Imagine e Viaje

Alunos se preparando para re-apresentação na Escola Pedro Canario Ribeiro


INTRODUÇÃO

Aprender a ler e escrever é uma prática constante é uma prática constante no decorrer do ano letivo.
A leitura e a escrita são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade letrada em que vivemos.
Por meio da alfabetização, o ser humano se torna um cidadão inserido na sociedade, por dominar os símbolos da comunicação humana escrita.
A atividade de leitura será motivadora se o conteúdo estiver ligado aos interesses dos alunos que tem de ler e se a tarefa em si tiver um objetivo

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista as necessidades da aquisição da leitura e escrita na vida do ser humano, iremos propor aos alunos, atividades lúdicas e prazerosas de leitura, onde eles irão atribuir significados através da interação, reflexão e percepção dos vários conteúdos propostos.
Sabemos que o processo da leitura e escrita se desenvolve em diferentes etapas e desta forma, organizaremos atividades de maneira que desperte o aluno para possíveis avanços nessas hipóteses

OBJETIVO GERAL

Desenvolver um trabalho de linguagem que leve o aluno a observar, perceber, descobrir, refletir sobre o mundo e descobrir o prazer de ler, possibilitando aquisição de outros conhecimentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Proporcionar aos alunos lidar com vários tipos de fontes, aprender a ler e interpretar diferentes tipos de linguagem e diferentes portadores de textos: jornais, revistas, entrevistas, coleta de dados, objetos, gravuras, fotografias e televisão,filmes e outros.
• Desenvolver trabalhos em grupo para gerar conhecimento, cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses e de desenvolvimento das potencialidades dos alunos.
• Dar oportunidade aos alunos de vivenciar as diferentes possibilidades de grafar a letras e de realização de manifestações orais e escritas para a expressão de suas experiências e vivências
• Respeitar a valorizar as variedades lingüísticas regionais, partindo destas para as formas convencionais.
• Promover a autonomia através de propostas de situações problemáticas que, não sendo fechadas em si mesmas, conduzam a novas atividades, novos desafios, novos problemas.
• Fazer intervenções na Zona de Desenvolvimento proximal dos alunos quando necessários.

METODOLOGIAS

• Leitura e interpretação oral de diferentes textos: poesias, músicas, filmes, produção do aluno e do professor, noticias, reportagens, bulas de remédios, rótulos, etc.
• Dramatização de histórias contadas, lidas ou ouvidas na sala de aula e no pátio.
• Sarau de histórias e poemas para a comunidade
• Representação das dramatizações em escolas do município.
• Contar histórias em vários pontos estratégicos da cidade como: mercado municipal, rodoviária, Arai, Prefeitura Municipal, etc.
• Histórias contadas por pessoas da comunidade.

DESENVOLVIMENTO

A leitura faz parte do nosso cotidiano, em as nossas práticas. A criança percorre, no seu desenvolvimento, dentro do seu ambiente cultural, o mesmo caminho percorrido pela humanidade na organização de seu conhecimento.
Para que haja um desenvolvimento integral, é preciso resgatar, no aluno, sua auto-estima, os valores culturais, a cultura regional, a interação em conjunto e fazer o resgate histórico.
Ao desenvolver este projeto, pretendemos abordar os seguintes temas:
• Família na Escola
• Índio
• Dias das Mães
• O Projeto Alimentação
• Saber Saúde
• Meio ambiente
• Festa Junina
• Folclore
• Dia dos Pais
• Semana da Pátria
• Semana da Criança (Jogos e Brincadeira)
• Consciência Negra
• Natal

PROPOSTAS DE ATIVIDADES

• Promover atividades de relaxamento
• Confecção de alfabeto ilustrado.
• Escrita do próprio nome.
• Jogos e atividades variados com alfabeto móvel e silabas móveis.
• Caça-palavras.
• Cruzadinhas.
• Jogos de memória, bingos, dominós diversos
• Leitura e interpretação oral de diferentes textos, poesias, músicas, parlendas, textos do aluno e do professor, noticias, reportagens, bulas de remédios, rótulos, etc.
• Produção de textos individuais e coletivos (Temas variados)
• Adivinhações, trava-língua, quadrinhas, anedotas.
• Relatório oral e escrito de experiência vivenciadas.
• Escrita de cartas, bilhetes. listas anúncios, propagandas.
• Leitura de livrinhos de literatura, jornais, revistas ( em grupo ou individual).
• Jogos e atividades orais que permitam à criança brincar e recriar com a linguagem (rimas, acrósticos, entre outros)
• Trabalhos manuais, recortes, dobraduras, pinturas, encaixes – propiciam às crianças novas formas de expressão e o uso, em sua linguagem, de novas palavras.
• Construção de relatos e descrições.
• Diálogos, entrevistas e reportagens surgidos nas situações cotidianas.
• Transcrição de receitas, brincadeiras, piadas
• Recorte de figuras ou palavras para montagem de álbum ou dicionários.
• Recontar vídeos, excursões, experiências.
• Reestruturar frases de poesias, parlendas ou músicas que os alunos já sabem de cor.
• Atividades para o trabalho com sílabas: móveis
• Jogos variados
• Textos fatiados
• Texto lido pelo professor e alunos com entonação (sinais de pontuação).
• Ortografia e gramáticas contextualizadas.

CONCLUSÃO

Conclui-se que valorizando todos os tipos de textos a serem trabalhados, durante o ano letivo, espera-se obter um bom aprendizado abordando leitura e escrita.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita mediante todo o desenvolvimento dos objetivos e atividades propostos, permitindo-se reavaliar durante todo o processo de acordo com as necessidades do cotidiano




Comemoração do dia do Índio



Mural Comemorativo do Dia das Mães



Mães participando de brincadeiras na homenagem ao seu dia


Trilha ecológica - FLONA


alunos no FLONA
Trilha Ecológica
Animais empalhados


Crianças observando um jabuti


Alunos observando aves em viveiros 




Instrutora mostrando insetos empalhados para aluno

Fotos do FLONA


Culminância do Projeto Meio Ambiente






Teatro de fantoches

Apresentação da turma da 3ª e 4ª série - Matutino





Apresentação de 3ª e 4ª série - Vespertino


Pai de aluno contando história para turma
Alunos em visita à biblioteca
Exposição de trabalhos da turma do 1º ano C

Nenhum comentário:

Postar um comentário